quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Roupa suja? Nada de lavar em casa

Chega de brigas. Pra que brigar? A moda agora é namorar. Pare de lavar a roupa suja dentro de casa. Deixe os impedimentos financeiros de lado e se dê ao luxo de ser mais feliz no amor lavando roupa suja fora de casa.
Tudo bem, eu sei, ele insiste nisso. Mas sabe o que você pode fazer? Dá um chega-pra-lá nele com o seu aventalzinho de lavar roupa. Olée!
Coloca uma camisola super sexy e pede pra ele o que ele prefere. Se ele quer você de avental no tanque ou se ele te quer de camisola, na cama. A vida é feita de escolhas e como hoje o mundo é capitalista, neoliberal e quase feminista...
Surgiram as lavanderias!! Deus tarda mas não falha. A Eva foi quem não sofreu nada. A desgraçada egoísta não pensou na gente. Claro, ela estava sempre quase nua, só com uma roupinha ecológica e orgânica. Ela que não tinha que ficar horas e horas coordenando e praticando um processo cronológico e lógico. Molha a roupa, passa sabão, separa as pretas das brancas, as coloridas das brancas e das pretas, as calças jeans com escova, as blusinhas de fio, linho, voal, liganete e lycra só esfrega com a mão. Ok. Sabão, esfrega, deixa de molho, enxágua. Amaciante, esfrega, de molho, enxágua, torce, bate, estende.
Nossa, isso dá um samba.
Eva desgraçada. Roupa e samba. É tudo culpa sua. E tudo por causa de uma maçã. Porque não ficar só com a banana?? Fominha!
Voltando ao caso (quero esquecer que a Eva existe), as lavanderias são m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s! Foi-se o tempo em que elas eram usadas somente para lavagem de roupas de gala ou cobertores. “Hoje chega aqui de tênis a calcinha!”, diz Diva Dvioba, gerente de uma lavanderia de Foz do Iguaçu. Há 11 anos nesse ramo, Diva afirma que o mercado está em expansão. “Já cheguei a lavar 600 quilos de roupa por semana. As pessoas estão cada dia mais ocupadas. Além disso, as meninas de hoje em dia, das novas gerações, não aprendem a lavar roupa como a gente aprendia antigamente”.
De acordo com a Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (Anel), existem, no Brasil, seis mil lavanderias, das quais aproximadamente 4,8 mil são domésticas e 1,2 mil são industriais. Juntas, faturam 1,5 milhões por mês.
Os motivos são os mais diversos, mas é inegável que as lavanderias vêm despertando o interesse das pessoas. Num mundo onde a maioria possui cada vez menos tempo, tudo o que puder favorecer a praticidade do dia-a-dia será bem vindo.
A jornalista Rosana Piton diz que já perdeu as contas de quantas vezes utilizou os serviços da lavanderia. “Eu levo roupa pra lavar há quase 20 anos, pelo menos de 15 em 15 dias. As roupas que são lavadas em casa não ficam iguais. Quando as camisas sociais do meu marido, por exemplo, chegam da lavanderia, dá gosto de ver. Elas são bem passadas”.
Um exemplo de que esse mercado vem dando certo é a rede de lavanderias que possui 5 lojas em Foz do Iguaçu e atende hotéis, restaurantes e pousadas, além do atendimento residencial, através do “disk lav”. De acordo com a gerente, Rosangela Schuster Scappini, que está há 20 anos nesse ramo, em breve a lavanderia iniciará uma nova atividade: a higienização de roupas e lençóis hospitalares. “Para atender à demanda hospitalar, estamos abrindo a 6º loja em Foz. Serão dois mil quilos por dia para lavar. Será um trabalho muito rigoroso, porque para lidar com material hospitalar é preciso equipamentos e produtos de limpeza especiais, tratamento de esgoto e uma série de exigências que serão cumpridas”.
Para Rosangela, a maior parte das pessoas acredita que lavanderia é um serviço simples, sem segredos ou complicações. A gerente destaca que ainda há muito a ser explorado nesse mercado
“É um setor bastante segmentado. Quem não lava roupa hoje em dia? Há um trabalho minucioso por trás disso”, destaca Rosangela, quando se refere aos quase 170 mil quilos de roupas lavados mensalmente nas 5 lojas.
Outro assíduo freqüentador das lavanderias, o free-lancer Henrique Caniza destaca: “Na época que eu era solteiro usava muito as lavanderias. Imagina, eu que tenho que trabalhar de branco, tem que estar com a roupa impecável. Depois comecei a namorar, e fui morar com ela. No início minha namorada até lavava minhas roupas. Quando eu podia também ajudava ela. Mas depois ela se deu folga desse trabalho e começou a mandar tudo na lavanderia. Acho ótimo, porque ela odiava lavar roupas. E agora sobra mais tempo pra gente aproveitar cozinhando juntos, por exemplo. Bem mais romântico né?”
É.

7 comentários:

Izzy disse...

Super Elô... Adorei!!!
Boa essa... pq a Eva não ficou só com a banana?! haahuahuauahauhauahuahauha
Excelente o teu texto! Super gostoso de ler!
Escreve mais... gosto de te ler!

beijos

Monique Lima disse...

Muito legal seu texto Elô!
Adorei! Ficou muito bom!
bjss

Carlos Luz disse...

legal mesmo, super dinâmicoo teu texto... dá a impressão a primeira vista que a gente está lendo um crônica... a matéria consegue ser jornalistíca, trazer informações e emitir opinião, tudo com muito humor... Parabéns!!!
Fiz a segunda avaliação do Blog... ciei a qualidade dos textos e das posagens, mas poderia postar mais né??? vc tem um exto super legal de ler...
abração...

Aline Aguayo disse...

Elo!!

Adorei o texto!!
;)

toniandre disse...

deitastes na fama? Onde estão os demais posts? Publique minha cara!!

maryjane disse...

simplesmente adoro!

bem do jeito q eu gosto, dinamismo em primeiro lugar hehe

parabens elo!

Unknown disse...

Oi Eloooooo
muito bom o texto .. pena que faz mais de 15 dias que não posta nada .....
Seus textos são tão inteligentes que deveriam ser postados numa frequencia constante

Bjusssss