quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Imagem: tudo ou mais um pouco?

Se na época em que a internet era utilizada apenas como fonte de pesquisa ela já era procurada, acessada e requisitada, agora que o internauta passou a manipular o computador, a tecnologia e as informações, a internet acabou se transformando em uma cidade virtual. As notícias do dia a dia são transmitidas com rapidez, e veiculadas com o auxílio de uma equipe de “jornalistas” extensa.
Há uma imensidão de pauteiros, repórteres, editores e repórteres cinematográficos registrando cada momento de suas vidas. Alguns fazem questão de exibir as próprias travessuras, mas outros gostam mais de capturar as imagens do dia a dia comum a todos. E os amadores se misturam aos profissionais (mais um exemplo que comprova a frase: “a internet é o meio de comunicação mais democrático já visto até hoje”).
E se antes vídeo e internet não falavam a mesma língua, hoje estão se entendendo - e muito bem. O incentivo maior para que esse tipo de mídia se desenvolvesse aconteceu a partir de 2005, com o surgimento do Youtube. A partir daí as postagens de vídeos em sites virou moda – E muita gente aderiu.
“Enviei um vídeo de uma corrida pega-porco que acontece em Medianeira todos os anos. Percebi que era um assunto curioso, e que merecia ser compartilhado com quem não conhecia o evento. Aproveitei a oportunidade, pois filmei com a mesma máquina que tirava fotos”, argumenta o empresário Liandro Carniel, que enviou o vídeo ao quadro “Na hora certa”, do site da Rede Paranaense de Comunicação.
Lançado em março desse ano, o quadro dispõe de um sistema simples de recebimento de vídeos. De acordo com o responsável pela página da RPC na internet, Luciano Juvinski, a audiência do site vem crescendo 13% ao mês desde que o quadro foi criado.
“Esses novos recursos contribuem para o crescimento. A interatividade faz o telespectador participar do telejornal. Por exemplo, quando houve granizo recentemente no Estado, recebemos mais de trinta vídeos de telespectadores em apenas um dia. E eram vídeos de várias regiões do Paraná. Usamos a grande maioria. Isso cria uma relação com o telespectador. De certa maneira, ele acaba sendo um "olho" da TV no que acontece na rua”, destaca o chefe de redação da RPC, Eduardo Abilhoa.
Pautas em tempo real, sistema prático e barato para manter, as empresas vêem os sites como uma ferramenta valiosa de comunicação com o público, e um segmento a ser cada vez mais explorado.
“Nós queremos o telespectador participando do Jornalismo da RPC. E estamos conseguindo. Não conseguimos estar em todos os pontos da cidade e com o Na Hora Certa, o telespectador nos ajuda a ser esse"olho". Acidentes, imagens curiosas, imagens de animais, do tempo (chuva, granizo, sol). A participação nos surpreendeu e a intenção é, sim, investir cada vez mais em internet”, explica Abilhoa.
Em outros sites de notícias, previsão do tempo, humorísticos e blogs é difícil navegar por alguns minutos e não esbarrar em arquivos de vídeos. As tendências já foram percebidas pelos comunicólogos. Os telespectadores e internautas confirmam. “É uma excelente maneira de interagir e principalmente atrair o espectador. O jornalismo sai do ambiente fechado onde o editor define o que é interessante, e passa a abrir as portas para quem realmente vai assistir”, define Liandro.

2 comentários:

edla disse...

SUPER ELO, SUPER ESPECIAL, TO DEIXANDO AQUI MEU BEIJINHO CARINHOSO PRA VC VIU. UM FELIZ NATAL E ANO NOVO E QUE VC CONTINUE IGUALZINHA , FELIZ AO LADO DO SEU AMADO. BJOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Carlos Luz disse...

oi super Eloiza (com z...rs)...tudo bem???
um ótimo natal e um 2008 com muitas realizações e, principalmente, diplomados...
abração!!!