terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pintura Indígena

No século XX a arte indígena no Brasil foi bastante difundida através do desenhista, pintor, fotógrafo e cinegrafista Vladimir Kozák (1897-1979), que se radicou no Paraná no final dos anos 1930. O engenheiro mecânico tcheco migrou para o Brasil em 1920, morou em diversos estados brasileiros, registrando aspectos etnológicos e botânicos. No final dos anos trinta aprofundou seus estudos antropológicos, principalmente voltados à figura do indígena.

O legado de Kozák não é pequeno: são telas, desenhos, objetos, fotografias e rolos de filme. Muitos deles encontrados no Museu Paranaense. Apesar das cenas de carnavais e das extintas Congadas, o que se destaca aqui é sua contribuição em registrar os costumes indígenas do grupo Xetás, que até os anos de 1950 habitavam a região da Serra dos Dourados, no município de Umuarama, no noroeste do estado.

Por muito tempo Kozák tentou transformar a pintura indígena em uma nova corrente artística. Seu passatempo de férias era visitar as tribos e registrar nas telas os costumes dos povos. O pintor morreu em 1979, e, há 20 anos, contextualizou em palavras a importância dada pelos pintores à arte indígena: “Os índios estão esquecidos”.

Um comentário:

Unknown disse...

perguntei sobre pintura s indigenas vcs ja vem com esse negocio de vladimir kozak !!! qe negocio e esse o google num presta!!!