quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pra quem acha que já viu de tudo...

Texto escrito em setembro de 2006. Como ele causou certa polêmica, vale a pena postar aqui!


Hoje percebi que setembro é um mês macabro. O mês do cachorro louco. Não. Não pode ser que o google considere o mês de agosto como o mês amaldiçoado. Está na hora de revermos nossos conceitos quanto a datas comemorativas.


Que desgraça maior você quer ver do que a queda das torres gêmeas nos EUA e a independência do Brasil? Justo em setembro. Quanta maldição num mês só.


Como é que pode? A gente sempre acaba falando nos EUA. Não agüento mais esse papo furado de imperialismo. Já enjoou. Subordinação, cultura de massa, ditadura. Tudo culpa dos americanos.


Será?


É tão mais simples culpar o cara rico pela desgraça dos pobres.Não é assim que acontece nas novelas e nos filmes? A gente já cresce acreditando nisso.


Por isso, hoje, 7 de setembro, resolvi me rebelar. Não estou em cima de um cavalo às margens do Rio Ipiranga. Nem muito menos tenho uma espada. Mas tá valendo, tenho um computador.


Declaro, publicamente, que sou partidária do colunista Diogo Mainardi. É, aquele cara que fala mal dos brasileiros. Será que quando ele morrer eu consigo assumir o posto dele?


Sabe porque estou com esse sentimento antipatriótico?


Ontem, 6 de setembro, acompanhei a comemoração da semana da pátria em Medianeira. Começou na segunda-feira, dia 4. Tudo muito lindo. O prefeito, o vice, as autoridades presenciando as comemorações. Cada dia uma escola se apresentou. Poemas, versos, exaltação ao hino e à bandeira. E ontem, no dia antecessor ao desfile da Independência, um grupo dançou um street dance (dança de rua), com uma música em inglês.


Nessa hora, senti saudades do Gera Samba e da Carla Perez. Pelo menos acho que ia ser mais nacionalista né? Mais a ver com o 7 de setembro.

Nenhum comentário: