quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Webjornalismo

Felipe Memória
www.fmemoria.com.br


Felipe Memória, um grande nome em web no Brasil, no link portfólio, escreve como e porque ele projetou o site do Globo Esporte.


Felipe também tem um livro publicado, intitulado “Design para a internet: projetando a experiência perfeita”. Na obra ele fala sobre pontos importantes que devemos pensar ao projetar produtos de internet.


O livro fala também sobre processo de projeto, design de interfaces, testes de usabilidade e questões que vão além do desenho do produto. São aquelas capazes de proporcionar uma experiência agradável ao visitar um site.


Ele cita: “A idéia é mostrar que não basta projetar um site bonito e funcional para criar um produto de sucesso. Isso não é suficiente. A experiência (é aqui que Felipe destaca a importância do “webjornalista”, para dar qualidade e abrangência de informações) que ele proporciona é decisiva. E, para que isso aconteça, é preciso explorar a característica que mais diferencia a internet das outras mídias: a enorme quantidade de pessoas conectadas”.



Usabilidoido
www.usabilidoido.com.br


Site de responsabilidade de Frederick van Amstel, formado em Jornalismo pela UFPR. Atualmente é mestrando em Tecnologia pela UTFPR com bolsa pesquisa concedida pela Fundação Araucária. Ele edita o blog/podcast Usabilidoido, Top 10 do Ibest em 2005 e 2006. O site oferece vários links e trata de diversos assuntos relacionados à internet. Abrange como público-alvo principalmente designers, jornalistas e programadores. É possível também participar de fóruns de discussão.


Na apresentação do site, ele cita: “aos poucos, fui percebendo que a teoria da mídia se aplicava muito bem à própria Internet, que carecia de tal tratamento. Defini meu objetivo: levar o conhecimento sobre Comunicação Social para a Web”.



Sopa Brasiguaia
www.sopabrasiguaia.com


Atualizado diariamente, o site é uma espécie de blog, e trata de assuntos específicos, sempre relacionados à fronteira Brasil-Paraguai. É mantido por Guilherme Dreyer Wojciechowski, formado em Turismo pela Unioeste e Fernando Roberto Varnier Fernandes, formado em Administração e pós-graduado em Gestão das Organizações também pela Unioeste. É um site bastante respeitado pelos demais veículos de comunicação. De acordo com as informações de apresentação do site, os dois são apaixonados por notícias quando o assunto é a fronteira.

Nenhum comentário: