terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pergunta: internet extingue professor?

As distâncias foram encurtadas. A disseminação do conhecimento tornou-se acessível a grande parte da população. Tudo bem, o ritmo ainda é vagaroso, mas já temos bons exemplos de inclusão digital, como os telecentros e demais iniciativas pelo Brasil afora.
Nenhum projeto educacional a nível municipal, estadual ou federal conseguiu derrubar o sistema de ensino desencadeado pelo capitalismo. E quem diria, a internet é que pode ser o símbolo da democratização da informação. Na realidade, para muitos alunos, tanto da educação formal como não-formal, ela já é.
A informação irrestrita forma novas cabeças pensantes, e diante de tantas oportunidades pela aquisição gratuita de conteúdos educacionais e culturais infinitos, pergunta-se: e o professor? Onde fica nessa história? Depois do jornal impresso, será ele o próximo condenado à aposentadoria eterna? Jamais!
Pelo contrário. Esta é a hora decisiva, hora de formar bons profissionais, especializá-los, porque hoje e amanhã, eles não serão mais a única fonte de aprendizagem, mas assumirão o papel de líderes e mediadores do conhecimento.

Um comentário:

Memes disse...

Infelizmente mtos não valorizam os professores, ainda! Acredito q com tanta tecnologia, ainda vai precisar mtassssss cabeças boas por trás! ;)