quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Educação é tudo igual?

Não. Existem vários conceitos sobre Educação. Abaixo, listo três deles bastante usuais no nosso dia a dia.

Educação não-formal: São atividades ou programas organizados fora do sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem definidos. É um processos de formação que acontece fora do sistema de ensino (das escolas às universidades), não leva a graus nem títulos e se realiza fora do sistema de Educação Formal e em forma complementar. Não há periodicidade ou conteúdo programático. Pode ocorrer dentro de instituições educacionais, ou fora delas, e pode atender a pessoas de todas as idades. Ex: alfabetização de adultos, rodas de leitura e educomunicação, que eu gosto tanto! É geralmente oferecida por instituições sociais governamentais e não-governamentais e resulta em formação para valores, para o trabalho e para a cidadania.

Educação formal: Várias formas de ensino regular. É a educação oferecida pelos sistemas formais de ensino em escolas, faculdades, universidades e outras instituições, que geralmente se constitui numa "escada" contínua de ensino. Tem sequência regular de períodos letivos e é condicionado à obtenção de certificados, graus acadêmicos ou títulos profissionais, reconhecidos oficialmente. Resulta em formação escolar e profissional.

Educação informal: Processo de aprendizagem contínuo e incidental que se realiza fora do esquema formal e não-formal de ensino. É o tipo de educação que cada indivíduo recebe durante toda a sua vida ao adotar atitudes, aceitar valores e adquirir conhecimentos e habilidades da vida diária e das influências do meio que o rodeia. Quem influencia nesse tipo de educação é a família, a vizinhança, o trabalho, os esportes, a biblioteca, os jornais, a rua, o rádio, etc. Resulta no desenvolvimento de conhecimentos e valores. É um processo permanente e não organizado.

Você também pode acessar o site do Inep, para conhecer outras formas de educação.
www.inep.gov.br

Um comentário:

Carlos Luz disse...

oi Elo.. que legal reativar teu blog.. me tornei seguidor... rsrs...
beijão pra vc...