quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cada vez melhor!

Foz conquista título de cidade mais bem estruturada para receber turistas

Entre os 65 destinos, considerados pelo Ministério do Turismo como indutores do setor em todo o país, Foz do Iguaçu se destacou e atingiu a maior pontuação em cinco quesitos em estudo de competitividade realizado pelo órgão. Ao lado da capital paulista, Foz lidera o ranking e aparece como o município mais bem estruturado para receber turistas no país.
Entre os 65 destinos, considerados pelo Ministério do Turismo como indutores do setor em todo o país, Foz do Iguaçu se destacou e atingiu a maior pontuação em cinco quesitos em estudo de competitividade realizado pelo órgão. Ao lado da capital paulista, Foz lidera o ranking e aparece como o município brasileiro mais bem estruturado para receber turistas no país.

Nossa cidade obteve o melhor desempenho, entre as “não capitais” em cinco aspectos: Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Capacidade Empresarial e Aspectos Ambientais. Foz foi a cidade não capital com maior pontuação e que mais levou prêmios.

“Estamos colhendo os frutos de uma nova forma de ver e tratar o turismo, com planejamento e parceria”, explicou o secretário de Turismo Felipe Gonzalez. A parceria a que Gonzalez se refere é formada pela Prefeitura, Itaipu Binacional, Convention Bureau e o Conselho Municipal de Turismo. O secretário participou da premiação em Brasília, na noite de terça-feira e dedicou os prêmios ‘todos os atores envolvidos no segmento’.

O jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, observa que a premiação do Ministério do Turismo é um indicativo do sucesso da estratégia de unir iniciativa privada e governo em torno da promoção do destino Foz do Iguaçu no Brasil e no exterior. “É o reconhecimento ao trabalho integrado que estamos fazendo para fortalecer e consolidar Foz do Iguaçu como Destino do Mundo”, afirmou Piolla, que representa Itaipu junto ao trade.

Entre as ações desenvolvidas em conjunto pelo trade está a campanha publicitária “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, que passou a divulgar o destino em eventos nacionais e internacionais. “Estamos transformando a imagem de Foz do Iguaçu, tornando-a referência em ecoturismo, em turismo de eventos e turismo de compras para o Brasil e também para o exterior”, destaca Gilmar Piolla.

Progresso - A melhora nos índices de competitividade dos 65 destinos foi constatada a partir da comparação dos resultados dos relatórios de 2008 e 2009. O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do MTur e do Sebrae Nacional, avaliou 13 dimensões nas capitais e “não capitais” com notas de 0 a 100. São Paulo conquistou a maior pontuação, entre as capitais dos 65 destinos, em quatro dimensões: Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Economia Local e Capacidade Empresarial.

Curitiba (Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais) e Belo Horizonte (Marketing e Monitoramento) conseguiram as melhores notas em duas dimensões. As outras capitais premiadas lideraram apenas em um quesito.

Entre as não capitais, Ouro Preto/MG aparece com a melhor pontuação depois de Foz do Iguaçu. A cidade teve a maior pontuação em três dimensões: Atrativos Turísticos, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. Os outros premiados foram Porto Seguro/BA (Políticas Públicas), Maraú/BA (Cooperação Regional), Balneário Camboriú/SC (Monitoramento), Gramado/RS (Economia Local) e Bento Gonçalves (infraestrutura Geral).

Confira, abaixo, lista dos premiados:

TOTAL GERAL:
Capital: São Paulo / Não capital: Foz do Iguaçu

INFRAESTRUTURA GERAL:
Capital = Florianópolis / Não Capital = Bento Gonçalves

ACESSO:
Capital = São Paulo/ Não Capital: Foz do Iguaçu

SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS:
Capital: São Paulo / Não Capital: Foz do Iguaçu

ATRATIVOS TURÍSTICOS:
Capital: Rio de Janeiro /Não Capital: Ouro Preto

MARKETING E PROMOÇÃO DO DESTINO:
Capital: Belo Horizonte /Não Capital: Foz do Iguaçu

POLÍTICAS PÚBLICAS:
Capital: Recife / Não Capital: Porto Seguro

COOPERAÇÃO REGIONAL:
Capital: Natal / Não Capital: Maraú

MONITORAMENTO:
Capital: Belo Horizonte / Não Capital: Balneário Camboriú

ECONOMIA LOCAL:
Capital: São Paulo / Não capital: Gramado

CAPACIDADE EMPRESARIAL:
Capital: São Paulo / Não Capital: Foz do Iguaçu

ASPECTOS SOCIAIS:
Capital: Curitiba / Não Capital: Ouro Preto

ASPECTOS AMBIENTAIS:
Capital: Curitiba /Não Capital: Foz do Iguaçu

ASPECTOS CULTURAIS:
Capital: Salvador / Não Capital: Ouro Preto

Fonte: Agência Municipal de Notícias

Nenhum comentário: