segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Punição, Autoritarismo, construção do diálogo e da identidade

Dentro das escolas, o sistema de ensino, amparado pelos conceitos e práticas psicopedagógicos, já percorreu diversos campos. Passamos pelo autoritarismo, pela demonstração de força através da punição e pelo silêncio dos alunos, cujo ambiente escolar se constrói com a máxima: “aqui só professor fala e aluno escuta”. Muitas destas práticas perduram até hoje, e o que pensadores como Freire e Gutierrez (sem citar muitos) fazem é estudar as consequencias das ações dos educadores e sua influência direta no comportamento dos educandos. Tudo isso porque a educação mostra-se como a grande alternativa para a construção da formação humana baseada na ética, cultura e ação voltada às políticas sociais e igualitárias.Para tal fim, são necessárias as aplicações de o que hoje chamamos a escola ideal, onde são praticadas metodologias de ensino baseadas no diálogo, dinamismo, em um ambiente escolar saudável, onde o estudante sinta-se estimulado a frequentar. Já o educador, deve ser alguém que exercita a ação de instigar o aluno a pensar nas respostas, a desafiá-lo com perguntas, hipóteses e discussões sobre os mais variados temas, inseridos na educação formal, informal e não-formal. Ao que parece, já se sabe a fórmula, mas a aplicação desta metologia é inserida aos poucos em algumas escolas. Outras ainda nem pensam em mudar seus métodos de ensino sem antes alterar o ambiente escolar, em que há casos de falta de material, computadores, jogos, brinquedos e até professores.A realidade da educação é diferente em cada cidade. Parece que o sistema de ensino permanece inalterado. Alguns dizem que o governo não apoia e não garante recursos suficientes à valorização dos professores e do ensino, outros reclamam a falta de material e há ainda aqueles que frequentam a escola por obrigação, e não a veem como a oportunidade de melhorar. No atual panorama, discute-se principalmente o papel da escola na formação das pessoas, e cobram-se atitudes urgentes para mudar o ensino público e privado em esfera global. Pensadores e especialistas em educação afirmam que impulsionado pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento do estado capitalista e dos conceitos neoliberais, nosso sistema de ensino está baseado na “robotização” das atividades. Por isso, procuram-se escolas que formem cidadãos críticos, mentes pensantes, e não máquinas captadoras de conhecimento. O professor não é mais a única fonte de informação. Ele assume o papel de líder e mediador do conhecimento. A educação do presente e do futuro deve trabalhar a individualidade de cada aluno, de forma a promover a autoestima, o senso crítico e o pensamento comunitário. A educação para a cidadania se faz necessária até como aporte social, porque vivemos na era da individualidade. Desta forma, pensa-se no conjunto, e não no pessoal. Enquanto os ideais da nova escola se desenvolvem, com a aplicação de metodologias de ensino mais eficientes à formação do aluno como profissional do mercado de trabalho, a educação não-formal também pode contribuir de forma bastante intensa como um instrumento de intervenção na sociedade para reconstruir a participação social, a integridade humana e a ética. Além disso, é um meio abrangente porque é capaz de atingir a todas as faixas-etárias. Dentre os objetivos da educação não-formal estão a educação para a cidadania; contra a discriminação; para a justiça social; a democracia; a manifestação das diferenças culturais e para o exercício da cultura, dentre outros. Com a educação não-formal, pode-se trabalhar a interdisciplinaridade nos contra-turnos das atividades escolares ou em finais de semana. Leia-se atividades da educação não-formal como por exemplo oficinas de música, teatro, saraus literários, esportes, gincanas, rodas de leitura e de discussões sobre temas polêmicos, que hoje não são característicos de apenas alguns bairros mais afastados e mais pobres. Pelo contrário, já são comuns a qualquer classe social, como pobreza, DST’s, drogas, políticas sociais, sistemas de governo, etc. Outra ferramenta eficaz que já foi muito desenvolvida mas hoje está praticamente extinta, são oficinas em que os alunos aprendem a trabalhar, por meio de cursos costura, artesanato, horta, jardinagem, carpintaria, dentre outros. Esta não se torna mais uma ocupação ao aluno. Na realidade, ele integrará um quadro de pessoas que aprende desde o início a importância da valorização e do cuidado com tudo aquilo que temos contato no dia a dia: alimento, escola, trabalho, móveis, praças, livros, enfim, tudo o que proporciona às pessoas conforto, oportunidade de ensino e de trabalho. Novamente, entra a importância da ação e dedicação dos professores. Entretanto, estas ações tornam-se ainda mais eficientes se houver participação dos responsáveis pelos alunos, porque estes, em conjunto, vivenciarão as atividades e as estenderão da escola para suas casas. Hoje, em uma cidade de maior porte, por exemplo, ações de integração de bairros se tornam excelentes ferramentas para a participação popular, envolvendo os moradores tanto nas atividades da escola, da igreja, da prefeitura, em que de forma atuante, a população encontra formas de valorização daquilo que desenvolve e cria sua própria identidade cultural.

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